Prefeitura de Araxá autoriza início das obras de restauração da igreja de São Sebastião

 

O prédio, que é tombado pelo Ipham, estava fechado desde 2016 e deve ser reaberto dentro de 12 meses.

A prefeitura de Araxá, por meio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), autorizou o início das obras de restauração da igreja de São Sebastião. A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (30). A empresa contratada é a Minas Construções e Restaurações

Serão investidos R$ 1,5 milhão, que são de recursos próprios do Município. Segundo a Prefeitura, será uma restauração completa com renovação de todo o patrimônio interno e externo. A obra contará com melhorias na parte elétrica, na sonorização, nos alarmes, telhado, piso e alvenaria. Juntamente com a restauração dos altares respeitando o trabalho feito há séculos.

A igreja tem mais de 200 anos de história e, em meio ao desgaste de paredes e madeiras, uma estrutura toda ainda resiste ao tempo. O local está fechado desde 2016. Com a reforma que está prevista para durar 12 meses ela será reaberta.

“Visivelmente assim você não vê, mas quando a gente começa a mexer você vai vendo a precariedade da obra em si que é a de restauro”, relatou o mestre de obras Adelmo Trajano Silva.

O diretor da Minas Construções e Restaurações, Miguel Assad, adiantou que o contrato é de 12 meses, mas a obra deve ser entregue antes do prazo. Ele ressaltou que serão restaurados telhado, reboco e elementos artísticos. Os altares serão tratados, resgatando a originalidade com os marmorizados da época.

“A igreja é do século XVIII, será um trabalho muito bacana, de grande importância para a minha empresa e para a cidade de Araxá”, explicou Miguel Assad.

“A praça que fica próxima à igreja ganhará uma nova iluminação, um paisagismo e um pergolado. Tivemos aprovação junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), para realizar a restauração. Essa obra é muito importante para a cultura, arte e história de Araxá”, contou a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes.

Sobre a igreja

A história da igreja de São Sebastião se confunde com a história da cidade. Tudo começou na região central de Araxá. A partir dos primeiros moradores, veio a obra ainda na segunda metade do século XVIII.

As festas de São Sebastião tiveram início em 1811. Na revolução de 1842, com a morte de um soldado no largo da igreja, veio o primeiro fechamento. A partir dessa data foram vários fechamentos ao longo do tempo.

Em 1979, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Em 1987 foi realizada uma restauração que durou até 1990. Em 1991 a igreja ganhou seu primeiro museu sacro. Em 1996 veio o tombamento por parte do município. Em 1997 foi realizada uma nova restauração; a última aconteceu em 2004.

Em 2016 a igreja foi fechada novamente e está agora sendo reaberta para uma nova restauração.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2020/05/06/prefeitura-de-araxa-autoriza-inicio-das-obras-de-restauracao-da-igreja-de-sao-sebastiao.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *