Participe da cerimônia de abertura do 11º FliAraxá

Entre os dias 5 e 9 de julho será realizado o 11º Fliaraxá. O Festival contará com uma programação repleta de eventos e atividades que celebram a literatura e a cultura como um todo. A abertura do evento será realizada no dia 05/07, quarta-feira, com a presença de Danilo Miranda, diretor do Sesc SP, que participará de maneira remota, e os curadores do Fliaraxá, Afonso Borges e Tom Farias.

Corte de Fita (18h – Espaço aberto):

O Corte de Fita será o momento simbólico que marcará oficialmente o início do 11º Fliaraxá. Esse evento, que acontecerá em um espaço aberto, será um momento de celebração e expectativa, trazendo uma atmosfera festiva para o festival. O ato representa a abertura das portas para os participantes, convidando-os a mergulhar em dias repletos de literatura, debates, palestras e encontros enriquecedores.

Abertura do evento: com Danilo Miranda, Afonso Borges e Tom Farias (19h – Auditório 1):

Após o Corte de Fita, o Fliaraxá dará início oficialmente às suas atividades com a Abertura do evento, que contará com a presença dos curadores do Festival, Afonso Borges e Tom Farias. O diretor do Sesc SP, Danilo Miranda, participará da ocasião, porém de forma virtual. Mesmo assim, sua presença no evento de abertura do Fliaraxá é um sinal do reconhecimento e apoio do Sesc SP a esse evento tão significativo.

Danilo Santos de Miranda é gestor cultural, sociólogo e autor nascido em Campos dos Goytacazes-RJ, em 1943. Destaca-se pelas ações realizadas enquanto diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Paulo, como a ampliação de atividades culturais, esportivas e educacionais. Escreveu obras como “O parque e a arquitetura: uma proposta lúdica” (1996) e “Para além das máquinas de adorável graça: cultura hacker, cibernética e democracia” (2018).

Afonso Borges é jornalista, gestor cultural e escritor.  Criou, em 1986, o projeto “Sempre Um Papo” Em 2012, o “Fliaraxá” (Festival Literário de Araxá) e em 2021, o “Flitabira” (Festival Literário de Itabira) e, agora, o “Fiparacatu”,  os quais também é Curador. É comentarista da Rádio Alvorada FM, com o programa “Mondolivro”.  Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O Menino, o Assobio e a Encruzilhada” (Editora Nós) e contos, “Olhos de Carvão” (em breve, pela Autêntica). É curador do Portal Mondolivro onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional. Atualmente, integra o Conselho de Cultura da Associação Comercial de Minas Gerais e a vice-presidência do Conselho da Organização Social SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura -, sediada em  São Paulo.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor, com especialização em literatura do final do século XIX. Além de “Carolina, uma biografia”, é autor de outros livros sobre personalidades negras brasileiras, como “José do Patrocínio, a pena da abolição”, de 2019 e “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, de 2008. Também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/ Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *