Responsabilidade socioambiental das marcas ganha atenção dos consumidores

Ter em mãos o lançamento mais recente de qualquer produto sempre foi o sonho de muita gente. Quem nunca desejou ter o celular mais descolado, o tênis da moda ou até mesmo uma peça de roupa que acabou de ser criada? Mas o que antes parecia ser normal, agora não é mais.

Em parceria com a GlobeScan, o Instituto Akatu apresenta os principais resultados da pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor”. E as percepções dos consumidores em relação às marcas já não são mais as mesmas.

Sai de campo muito do consumismo e ganham espaço a sustentabilidade e a saúde. Cada vez mais preocupadas com essas questões, as pessoas começaram a prestar mais atenção nas ações de responsabilidade socioambiental das empresas, ao ponto de mais da metade dos respondentes esperar que as empresas não agridam o meio ambiente e ainda estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Com mil respondentes no Brasil, todos maiores de 18 anos, o estudo foi realizado globalmente em 27 países e abordou temas relacionados à pandemia do coronavírus, uma vez que o período de trabalho em campo encontrou os consumidores sujeitos à ela.

Responsabilidade das empresas

Mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas cuidem do que está sob seu controle, além de informar sobre os seus processos produtivos. Mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. E mais de 60% esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Considerou recompensar uma empresa socialmente responsável

44% fez isso no último ano; 35% pensou em fazer, mas não fez. Em 2019, esta mesma pergunta teve os resultados 41% e 34%, respectivamente. A pequena variação mostra que o resultado obtido neste item da pesquisa tem consistência.

Como as empresas podem ajudar a viver melhor?

Criar produtos melhores e mais acessíveis é a maior demanda dos consumidores (45% dos respondentes), seguido de criar produtos melhores para o ambiente e a sociedade (42%). Colaborar com outros atores na solução de problemas socioambientais é importante para 1/3 da população (35%), especialmente os mais jovens.

Acesse aqui e saiba mais!

 

Fonte: Ciclo Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *